A nova “moda” entre os jovens é o Narquilé onde os aromas doces de maçã, morango, hortelã e a água que queima o tabaco, dão a sensação de que o fumo é inofensivo a saúde. Porém um estudo da Universidade de Brasília (UnB) mostra que uma sessão de narguilé equivale a inalar 100 cigarros. A quantidade de substâncias tóxicas inaladas nos dois casos é a mesma.
A concentração de nicotina no narguilé é aproximadamente 4% enquanto o cigarro convencional é de 2%. Além disso, segundo o pneumologista Carlos Alberto Viegas, autor do estudo, as sessões de narguilé, de até 80 minutos, expõem o fumante por mais tempo aos malefícios do tabaco. Um cigarro comum costuma ser consumido em oito minutos. São 12 baforadas contra 200.
Comentam que a água aquecida filtra as toxinas do tabaco. Mas apenas 5% das substâncias são retidas, afirmam que o narguilé não vicia, ocorre o contrario a alta concentração de nicotina torna o fumo mais viciante.
1 comentários:
eu achei muito importante pois fiquei sabendo que ele é uma droga prejudicial sim e pode fazer mal a saúde e matar a pessoa
Postar um comentário